Mailson Furtado nasceu em 1991, em Cariré, no Ceará.
É editor e autor independente de sete obras, dentre elas “À cidade” – livro de poesias vencedor do Prêmio Jabuti 2018 – categorias Melhor Livro do Ano Ficção e Poesia.
Em 2024, publicou “O Dia” (poesia, Círculo de Poemas), que explora a vida cotidiana e leva os leitores para dentro de casa em uma noite de insônia, e “Varjota em cordel”(Aluá Edições), que conta a história da cidade através de suas lendas e personagens por meio da literatura de cordel.
Em Varjota (CE), cidade onde sempre viveu, fundou em 2006 a companhia teatral Criando Arte, na qual atua como diretor, ator e dramaturgo, além de produtor cultural da Casa de Arte CriAr.
Vários de seus textos e poemas foram publicados em jornais, revistas e antologias no Brasil, França e Portugal e mais de dez textos foram encenados no teatro.
Outras premiações foram o troféu Sereia de Ouro 2020 pela Fundação Edson Queiroz – Fortaleza (CE); Autor Nacional Homenageado da Feira Literária de Brasília 2019; Comenda Cassaco nos anos 2019 e 2020 pela Prefeitura Municipal de Varjota.
É facilitador em cursos, oficinas e palestras sobre arte, cultura, literatura, teatro e protagonismo juvenil.
Em 2021 foi Secretário de Cultura da cidade de Varjota, no Ceará.
@mailsonfurtado