Marcelo Maluf nasceu em Santa Bárbara D’Oeste, interior de São Paulo, em 1974. É escritor e professor de criação literária. Mestre em Artes pela Unesp.

Autor do romance “A imensidão íntima dos carneiros” (Editora Reformatório, 2015), livro finalista do Prêmio da Associação Paulista de críticos de Arte (APCA, 2015), finalista do Prêmio Jabuti (2016) e Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2016), na categoria estreante com mais de 40 anos.

Escreveu o livro de contos “Esquece tudo agora” (Editora Terracota, 2012), o infantil “As mil e uma histórias de Manuela” (Editora Autêntica, 2013), livro selecionado pelo PNLD PNAIC (2015), e os infanto-juvenis “Jorge do Pântano que fica logo Ali” (FTD, 2008), e “Meu pai sabe voar” (FTD, 2009) este em parceria com Daniela Pinotti – livro selecionado pela FNLIJ para o catálogo da Feira de Bolonha – 2010.

Tem contos publicados em revistas e antologias, entre elas estão: “Dias de Domingo” (José Olympio, 2021), “Geração 2010:o sertão é o mundo (Reformatório, 2021), entre outras.
Foto: Daniela Pinotti

Cursos

Escrita de si e Ficção – Narrativas em primeira pessoa

O curso apresenta os diferentes modos da escrita de si: o autobiográfico, o confessional, o memorial, em que o narrador em primeira pessoa conta a sua própria experiência do que tenha vivido, sentido e ou lembrado. Mas sabemos que a memória, por exemplo, não é exata, há borrões e hiatos que, inevitavelmente, serão recriados e preenchidos. Portanto, a proposta do curso é que o participante vá ao encontro desse material íntimo, para depois usá-lo como ponto de partida para a criação de textos ficcionais. Durante todo esse processo contaremos com a leitura de trechos de obras de autoras e autores que, de alguma maneira, trabalharam essas questões em suas produções literárias, como: Patti Smith, Elias Canetti, Zélia Gattai, Natalia Ginzburg, Alejandro Jodorowsky, João Silvério Trevisan, Isabela Figueiredo, Yukio Mishima, entre outros.

A presença libanesa na Literatura Brasileira

No presente curso, o escritor Marcelo Maluf, (neto de imigrantes sírio-libaneses) irá apresentar obras da nossa literatura, escritas por filhos ou netos de imigrantes libaneses, que aportaram no Brasil na primeira metade do século XX: Salim Miguel, Raduan Nassar, e Milton Hatoum. Apesar de suas vozes distintas, carregam em suas obras a presença da tradição oral, da lírica árabe, dos temas da memória, da imaginação, da identidade e da imigração.

Autores e livros abordados:
Raduan Nassar e “Lavoura Arcaica”
Salim Miguel: alguns contos e “Nur na escuridão”
Milton Hatoum e “Relatos de um certo oriente”

A arte de mediar clubes de leitura – Da experiência íntima ao encontro coletivo

O curso A arte de mediar clubes de leitura: da experiência íntima ao encontro coletivo, tem como objetivo apresentar aos participantes ideias e teorias a respeito dos processos de mediação de uma obra literária e sua prática em clubes de leitura, de modo a construir um panorama dos conceitos em torno da arte de ler e mediar.
Leitura, mediação, clube de leitura, literatura, história da leitura.
Aulas teórico-expositivas e dinâmicas de grupo.