Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, Bahia. É doutor em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA) com pesquisa sobre a formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste Brasileiro.
Seu romance “Torto Arado”, publicado no Brasil pela Todavia Livros, foi vencedor do Prêmio LeYa 2018, e publicado em Portugal pela Ed. Leya. Foi também vencedor dos prêmios Oceanos e Jabuti – Melhor Romance Literário 2020, finalista do International Booker Prize 2024 e está traduzido e publicado em vários países do mundo. Permanece até hoje na lista de mais vendidos, tendo sido o livro mais vendido no Brasil em 2021. A obra está sendo adaptada pelo canal HBO Max e será exibida em formato série com direção de Heitor Dhalia, em três temporadas
Itamar também lançou o volume de contos “Doramar ou a odisseia” (Todavia Livros, 2021), “Dias” (Caramurê, 2012), vencedor do XI Prêmio Arte e Cultura (Literatura – 2012) e “A oração do carrasco” (Mondrongo, 2017), finalista do Prêmio Jabuti 2018, vencedor do Prêmio Humberto de Campos, da União Brasileira de Escritores (seção RJ) biênio 2016 – 2017, e um dos vencedores do Prêmio Bunkyo de Literatura 2018 concedido pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social.
Seu romance mais recente é “Salvar o fogo” (Todavia Livros, 2023), que reflete sobre a violência que o trabalhador rural e mostra a força das mulheres e o poder dos laços familiares. O livro foi traduzido para o inglês e búlgaro.
O autor estreia na literatura infantil com “Chupim” (Baião, 2024), história ambientada em cenário de “Torto Arado” que narra as desigualdades do campo na perspectiva de uma criança.
@itamarvieirajr