Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, Bahia. É doutor em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA) com pesquisa sobre a formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste Brasileiro.

Seu romance “Torto Arado”, publicado no Brasil pela Todavia Livros, foi vencedor do Prémio LeYa 2018, e publicado em Portugal pela Ed. Leya. Foi também vencedor dos prêmios Oceanos e Jabuti – Melhor Romance Literário 2020 e está traduzido e publicado em vários países do mundo. Permanece até hoje na lista de mais vendidos, tendo sido o livro mais vendido no Brasil em 2021. A obra está sendo adaptada pelo canal HBO Max e será exibida em formato série com direção de Heitor Dhalia, em três temporadas

Antes de “Torto arado”, Itamar lançou os volumes de contos “Dias” (Caramurê, 2012), vencedor do XI Prêmio Arte e Cultura (Literatura – 2012) e “A oração do carrasco” (Mondrongo, 2017), finalista do Prêmio Jabuti 2018, vencedor do Prêmio Humberto de Campos, da União Brasileira de Escritores (seção RJ) biênio 2016 – 2017, e um dos vencedores do Prêmio Bunkyo de Literatura 2018 concedido pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social.

Seu livro mais recente é “Doramar ou a odisseia” (Todavia Livros), um conjunto de histórias em que o Brasil mais profundo se apresenta.