Escritor, jornalista, produtor cultural e compositor. Lançou, em 2022, o volume de contos “No bico do corvo” (Ed. Patuá).

Autor de 10 livros de poesia, entre eles, “Avdavida” (Ed. Coralina, 2019), “O pó das palavras” (Ed. Ponteio, 2010), “Escreva sua história” (Ed. Five Star, 2004) e “Amor e seus múltiplos” (Ed. Record, 1997).

Publicou o romance “Cachorras” (Ed. Ponteio, 2014), e “Roman-se” (Ed. Record, 2001).

Fez parte de grupos de poesia como Bandidos do Céu, Bazar dos Baratos, Ver o verso e Os Camaleões – este, ao lado de Pedro Bial e Luiz Petry.

Criou e coordenou diversos projetos de literatura, como Sarauê da Biblioteca Nacional, Poesia no SESI-RJ, Expoética e Ponte Poética Rio-São Paulo.

Dirigiu e apresentou o “Palavrão” (Canal Brasil, 2005 e 2006), primeiro programa de TV dedicado exclusivamente à poesia.

Foi repórter, apresentador e editor do Globonews Literatura ao longo de 10 anos, até a extinção do programa.

Realizou diversos documentários, como “O Poeta Fingidor”, sobre Fernando Pessoa; “O Bruxo das Palavras”, por ocasião do centenário de Machado de Assis; e “Euclides, uma vida em linha reta”, sobre Euclides da Cunha. Lançou no final de 2020 o filme documentário “Faz Sol Lá Sim”.

Apresenta espetáculos de música e poesia em festas literárias e bienais de livro.

@clauferodrigues

Facebook/claufe.rodrigues.3