Stella Maris Rezende é escritora premiada, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília. Mineira de Dores do Indaiá, morou em Belo Horizonte e Brasília, atualmente vive no Rio de Janeiro.

Recebeu quatro Prêmios Jabuti, entre eles, Livro do Ano Ficção e Melhor Livro Juvenil com “A mocinha do Mercado Central” (Globo Livros), também consagrado como Livro de Ficção do Ano.

Três Prêmios João-de-Barro (1986, 2002 e 2008) para “O último dia de brincar”, “O artista na ponte num dia de chuva e neblina” e “A mocinha do Mercado Central”.

Prêmio APCA/Associação Paulista de Críticos de Arte (2013), Jabuti (2014) e Prêmio Brasília (2014) para “As gêmeas da família”.

Prêmios Barco a Vapor (2010) e Jabuti (2012) para “A guardiã dos segredos de família”.

Bienal Nestlé (1988) para “Alegria pura”.

Prêmio Seleção Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio para “A fantasia da família distante” e “A valentia das personagens secundárias”. Em 2022, recebeu o Prêmio Hors Concours da Cátedra Unesco de Leitura – PUC Rio por “Alegria pura” (nova edição).

Quase todos os seus livros receberam o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ/Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Trabalhou como atriz interpretando a Fada Estrelazul do programa Carrossel na antiga TV Manchete e Tia Stella na TV Record.

Participa de feiras literárias e ministra a oficina Letras Mágicas por todo o Brasil e no exterior.