Escritor e jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Autor, entre outros, de “Dentro de mim ninguém entra” (Berlendis Editora, 2016), vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Infanto-Juvenil 2017; “Ribamar” (romance, Bertrand Brasil, 2010), vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Romance 2011 e um dos dez finalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura; “A literatura na poltrona” (ensaios, Record, 2005); “O poeta da paixão” (biografia de Vinicius de Moraes, Companhia das Letras, 1993), vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Ensaio 1994; “Fantasma” (romance, Record, 2001), menção honrosa no Prêmio Casa de las Américas, de Cuba; “Inventário das sombras” (ensaios, nova edição pela Ed. Record, 2022); e “João Cabral/ O homem sem alma/ Diário de tudo” (ensaio biográfico, Bertrand Brasil, 2005).

Mantém coluna mensal no Jornal Literário Rascunho, de Curitiba, e também no Suplemento Literário Pernambuco, do Recife.

Foi editor dos suplementos Ideias/Livros e Ideias/Ensaios do Jornal do Brasil, ofício pelo qual ganhou os prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte e Estácio de Sá.

Foi cronista semanal do suplemento “Prosa & Verso”, do jornal O Globo – uma seleção de suas 100 melhores crônicas foi publicada no livro “Sábados inquietos” (Editora Leya, 2013). Foi também cronista semanal do “Caderno 2”, do jornal O Estado de S. Paulo. Uma seleção de suas crônicas no Estadão foi publicada como “As melhores crônicas de José Castello” (Global Editora, 2003, seleção e prefácio de Leyla Perrone Moisés).