Tiago Melo Andrade
Tiago nasceu em São José do Rio Preto, São Paulo, mas mudou-se ainda criança para Uberaba, no Triângulo Mineiro, onde vive. Com 20 anos de carreira e 40 livros publicados, venceu o prêmio Jabuti com seu livro de estreia: “A caixa preta” (Melhoramentos, 2000) na categoria Autor Revelação. Premiação da qual foi finalista em outras…
Tiago nasceu em São José do Rio Preto, São Paulo, mas mudou-se ainda criança para Uberaba, no Triângulo Mineiro, onde vive.
Com 20 anos de carreira e 40 livros publicados, venceu o prêmio Jabuti com seu livro de estreia: “A caixa preta” (Melhoramentos, 2000) na categoria Autor Revelação. Premiação da qual foi finalista em outras ocasiões:
2014 com o juvenil “A História do Vai e Volta”, editora Melhoramentos
2015 com a adaptação “Xerazade a Onça e o Saci”, editora Edelbra
2017 com o Juvenil “O Mágico do Barro Preto”, editora Melhoramentos
Foi finalista de outras premiações importantes: Prêmio Nacional SESC de literatura 2009 com o romance “O Abominável Risonho”, mais tarde publicado pela editora Melhoramentos sob o título de “Carne Quebrada”.
Em 2017, foi finalista do Prêmio Fundação Biblioteca Nacional com o livro “Nandi, o Boi da Índia”, além de já ter recebido por suas obras os selos Distinção Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio e Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil-FNLIJI.
Instagram @tiagodemeloandrade