Considerado um dos mais importantes autores de livros infantis do Brasil, ganhador de diversos prêmios e traduzido em vários países.
Ilan fez mestrado e doutorado na Faculdade de Educação da USP. Seus trabalhos acadêmicos sempre defenderam uma literatura infantil e juvenil livre da ideologia do “politicamente correto” e com muito respeito à inteligência e sensibilidade da criança e do jovem leitor. Em maio de 2012 sua dissertação e sua tese se tornaram livros e foram publicados pela Editora Aletria.
Desde 1997 publicou mais de 80 livros infantis e juvenis. Ganhou diversas vezes o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil Juvenil. Pela mesma Fundação ganhou três prêmios: Melhor livro para Crianças 2011, pelo livro “O alvo” (Ed. Ática); Melhor livro de reconto 2009, pelas “14 Pérolas da Índia” (Ed. Brinque Book); Melhor livro-Imagem 2010, pelo “Telefone sem Fio” (Ed. Companhia da Letrinhas).
Suas obras são também presença constante no catálogo brasileiro levado à Feira Internacional do Livro de Bolonha. Em 2012, seu livro “O alvo” (Ed. Ática) foi selecionado para o catálogo White Ravens (Munich/Alemanha), o que significa fazer parte do melhor que foi publicado no mundo em 2011.
Seus livros estão publicados na Alemanha, Dinamarca, Suécia, Itália, França, Espanha, Polônia, Coreia do Sul, México, Argentina, Chile, China e Taiwan.
Ilan percorre o Brasil e o mundo (presencialmente e virtualmente) dando palestras e participando de mesas de debate em feiras de livros, escolas, universidades públicas e privadas sobre temas contemporâneos nas áreas de cultura, família, literatura e educação.
@ilan.brenman