João Anzanello Carrascoza

João Anzanello Carrascoza nasceu em Cravinhos, pequena cidade do estado de São Paulo. É escritor, com mais de 40 livros publicados, e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde fez mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação, e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (SP).

Lança em 2021 o novo romance Armazém do sol (Faria & Silva Editora), os livros de contos Tramas de meninos (Alfaguara) e Uns e outros (Positivo).

Publicou os romances Elegia do irmão, Caderno de um ausenteAos 7 e aos 40, os livros de contos O volume do silêncio, Espinhos e alfinetes, Amores mínimos, Aquela água toda, entre outros, além de obras para o público infantojuvenil, como Caleidoscópio de vidas prendiz de inventor e O homem que lia as pessoas.

Algumas de suas histórias foram traduzidas para os idiomas bengali, croata, espanhol, francês, inglês, italiano, sueco e tamil.

Recebeu três vezes o prêmio Jabuti (CBL), duas vezes o prêmio da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), quatro vezes o da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), além do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Cátedra Unesco (PUC-RJ), e os internacionais Radio France (RFI) e White Ravens (Library Munich).

Participou do programa de escritores residentes da Ledig House (EUA), Château de Lavigny (Suíça) e Sangam House (Índia).

Ministra as oficinas literárias:

Microcontos: um vasto mundo (4 horas), concentrada na beleza e complexidade do microconto – subgênero do conto, praticado por importantes escritores no passado e na contemporaneidade –, incentivando a sua produção.

Contos e fotografias, uma relação criativa (3 horas), voltada a partilhar a experiência do escritor na produção do livro de contos com fotografias Catálogo de perdas (SESI Editora, 2017), projeto patrocinado pelo Programa Rumos Itaú Cultural.

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.