Os contos de “Doce de jaca” (Ed. Penalux), primeiro livro da escritora e musicista Janaína Perotto, podem ser lidos de forma independente, mas também contam uma história: da vida de uma menina cuja família migrou do Piauí para um subúrbio do Rio de Janeiro. As presenças marcantes nesse cenário são mulheres – mães, avós, tias – sofridas, resilientes, guerreiras, menos por querer e mais para sobreviver. Sob o olhar atento e poético da menina, cada uma “dá seu jeito”. Leiam a entrevista com a autora.
Você é musicista profissional, toca oboé e integra a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Como surgiu o desejo de escrever?
R: O desejo de escrever me acompanha desde a infância, quando tive até uma máquina de escrever. Mas a paixão pela música e o rigor que a formação no oboé exigiu me levaram para outros caminhos. Há quatro anos retomei a escrita como algo mais presente e direcionado.
“Doce de jaca”, seu primeiro livro, foi editado e publicado durante a pandemia do coronavírus. Como está sendo essa experiência?
R: Com o isolamento social e a pausa da orquestra, direcionei a atenção para a conclusão do livro. Vi a chamada do Selo Auroras e tomei coragem de enviar. Ter a obra selecionada e conhecer as etapas de edição e lançamento totalmente à distância tem sido um desafio. Felizmente, a Dani Costa Russo, editora do selo, é muito constante e generosa na comunicação, nos transmitindo segurança e compartilhando toda a emoção que vem junto com o primeiro livro publicado.
Apesar de ter nascido no Paraná e ser criada entre Piauí e Rio de Janeiro, escolheu a capital desta última cidade como cenário para os contos de seu livro. Por que?
R: Embora minha família materna tenha vindo do Piauí e ainda tenha raízes lá, a maior parte de nossa vida em comum teve o subúrbio do Rio como cenário. Foi uma escolha afetiva natural.
A narradora dos contos de “Doce de jaca” é uma menina e através de seu olhar inaugural sobre o mundo, vemos mulheres “dando seu jeito” para sobreviver. Considera seu livro feminista? Por que escolheu essa temática?
R: Sim. Escolhi essa temática para colocar as experiências de mulheres de gerações muito próximas à luz do debate feminista atual e da minha própria compreensão – que não era possível enquanto criança – de que a maior parte da tensão doméstica e, portanto das relações, se dá a partir do machismo estrutural, que naturaliza a sobrecarga de tarefas, a dependência financeira e a violência física, verbal ou emocional.
Quais livros marcaram sua vida e considera como referências literárias?
R: O primeiro livro que me marcou foi “A Bolsa Amarela”, da Lygia Bojunga. Ali, ainda na infância, identifiquei o desejo de ir além da experiência da leitura. Em Doce de Jaca, tive como principais referências Natalia Ginzburg, Ondjaki e, em especial, Alice Munro, por toda a maestria com personagens femininas e sua intimidade, com os meandros da vida doméstica e das relações. Muito recentemente, “No fundo do oceano, os animais invisíveis”, da Anita Deak, me marcou muito, pela contundência e pelo trabalho de linguagem.
Os contos de “Doce de jaca” se alinhavam e o livro poderia ser lido como uma novela ou romance. Quais são seus planos como escritora?
R: Gostaria de continuar estudando para fortalecer minha escrita, pensando numa narrativa mais longa. Tenho algumas ideias em mente, mas ainda estou absorvendo essa primeira experiência.