Imagens que dançam com o texto

Isabella Lotufo ama escrever e desenhar. Atua como ilustradora no infantil “O Livro Azul”, no qual recompõe o azul do fundo do mar, do céu do acordar pela manhã, dos anjos e dos momentos de alegria através de colagens. Em 2019, vai publicar seu primeiro romance juvenil, “A viagem de Meteóris”. Apesar de ter nascido em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o mar é o seu lugar preferido.

 

Você é escritora e ilustradora. O que surgiu primeiro na sua vida, a escrita ou a ilustração? Como isso aconteceu?

 

R: Comecei a escrever poesia aos 13 anos. Foi por volta dos 20 anos que comecei a desenhar. A escrita e o desenho se uniram pela primeira vez quando escrevi o meu primeiro livro, aos 24 anos, “O Reino Coração Azul”.

 

Suas ilustrações privilegiam os desenhos e colagens. Quais materiais você usa para criá-las? Como se dá seu processo criativo?

 

R: Eu gosto de usar canetas, nanquim e papeis coloridos. Faço sempre as ilustrações à mão e guardo os originais. É sempre bom planejar: fazer um storyboard, um estudo de cores e definir o tipo de material que combina com cada projeto.

 

“O livro azul” é um livro infantil fruto da parceria com a professora Lilian Jacoto, ilustrado com as suas colagens. Como foi o processo de construção das ilustrações dessa história?

 

R: O texto da Lilian é um encanto. Desde a primeira vez que ela me apresentou o texto, eu o achei enigmático e sublime. Não sei se as ilustrações fazem jus ao poema — são ilustrações abstratas, que dançam com cada palavra. Eu não saberia ilustrar esse texto de forma diferente.

 

“Destino” é um livro de microcontos escritos e ilustrados por você. Como surgiu a ideia desta obra?

 

R: Os contos de “Destino” são como os contos populares antigos que eram contados ao redor de uma fogueira. Eles têm algum ensinamento. O livro surgiu quando eu comecei a estudar contos de fadas e contos populares do mundo todo. Esses contos são uma grande inspiração para quem gosta de escrever fantasia.

 

O próximo lançamento é o romance juvenil “Meteoris”, a ser publicado no primeiro semestre de 2019. Conte um pouco sobre este projeto.

 

R: “A viagem de Meteóris” é um romance juvenil de fantasia. É, na verdade, uma narrativa de aventura e um diário de viagem, em que Meteóris, ao mesmo tempo que explora e descreve o seu mundo, explora e descreve a si mesma em uma poderosa jornada de autoconhecimento.

 

– Valéria Martins

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.