AUTORES COREANOS e a bestseller MARINA CARVALHO em bate-papo exclusivo na Bienal

A LTI Korea (Literature Translation Institute of Korea) traz ao Brasil, por ocasião do 60º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Coreia do Sul, os escritores Kim Ki-taek, autor do livro de poesias Chiclete (7Letras), Kang Byoung Yoong, autor do romance Pepino de alumínio (Topbooks) e Park Min-gyu, ficcionista ainda inédito em nosso país.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

No dia 6 de setembro, sexta-feira, às 16h, os três estarão na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, recebendo jornalistas e blogueiros para um bate-papo exclusivo na Sala dos Autores – Pavilhão Verde, no Riocentro. A escritora brasileira best-seller Marina Carvalho (@marinacarvalho), que está lançando o romance Um dorama para chamar de meu (Astral Cultural) na Bienal – cujo protagonista é coreano –, estará presente para bater papo com os autores e o público. A mediação desse encontro tão especial será feita pela escritora e blogueira Raffa Fustagno, A Menina que Comprava Livros.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os participantes desse encontro receberão um kit especial com um exemplar de Chiclete e outro de Pepino de alumínio, além de um folheto impresso pela LTI Korea em Português, contendo biografia resumida dos escritores, fotos e ainda um texto inédito de cada um deles sobre o tema “Por que eu escrevo”.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A LTI Korea é uma entidade governamental, ligada ao Ministério da Cultura, Esportes e Turismo da Coreia do Sul, cujo principal objetivo é promover a literatura e a cultura coreanas em todo o mundo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Escritores coreanos têm agenda em Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília

Rio de Janeiro

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Dia 6 de setembro, sexta-feira, 16h, Sala dos Autores – Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Bate-papo exclusivo com jornalistas e blogueiros na Sala dos Autores, Pavilhão Verde, Riocentro. Presença da escritora brasileira best-seller Marina Carvalho, que está lançando o romance Um dorama para chamar de meu (Astral Cultural), cujo protagonista é coreano.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Dia 7 de setembro, sábado, 18h, auditório da Livraria da Travessa Leblon – Shopping Leblon. Encontro dos três escritores coreanos com três brasileiros – o poeta Adriano Espínola, o filósofo Evando Nascimento e o professor da UFRJ Godofredo de Oliveira Neto – para debater o tema Literatura, nacionalismo e globalização / Línguas pouco conhecidas & Valor universal.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Brasília

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Dia 10 de setembro, terça-feira, 19h – Cerimônia de abertura do IV Concurso de Ensaios de Literatura Coreana, na ANE – Associação Nacional de Escritores (Asa Sul Quadra, 707/907, Bl F, Edifício Escritor Almeida Fischer, Asa Sul). Palestra de Kang Byoung Yoong, autor de Pepino de alumínio (Topbooks), tema do concurso este ano.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

São Paulo

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Dia 12 de setembro, quinta-feira, 19h30 – Encontro de Literatura Coreana no Centro Cultural Coreano no Brasil (Av. Paulista, 460, Bela Vista, São Paulo). Os três escritores vão ler e apresentar seus livros e conversar com o autor coreano-brasileiro, Nick Farewell. O mestre de cerimônias será o critico literário Manuel Costa Pinto. O ator Felipe Britto fará a leitura dramática de trechos dos livros publicados no Brasil. Entrada franca.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Dia 13 de setembro, sexta-feira, 10h – Palestra especial para estudantes da Universidade de São Paulo. Os três autores apresentarão seus trabalhos e debaterão aspectos de suas obras com dois professores de Literatura Comparada. Presença do jornalista Álvaro Pereira Júnior, crítico musical e literário. Sala 266 do prédio da Faculdade de Letras.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Brasil e Coreia do Sul: 60 anos de relações diplomáticas

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

As relações diplomáticas entre a República Federativa do Brasil e a República da Coreia foram oficialmente estabelecidas em 1959. O Brasil foi o primeiro país da América Latina e o oitavo do mundo a reconhecer oficialmente a Coreia do Sul como Estado independente. Em 1962, a Coreia do Sul abriu sua Embaixada no Rio de Janeiro, a primeira missão sul-coreana na América Latina. Em 1965, foi a vez do Brasil de inaugurar sua Embaixada em Seul. O atual embaixador do Brasil na Coreia do Sul é o Sr. Luís Henrique Sobreira Lopes.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A Coreia do Sul tornou-se, em 2019, o segundo maior parceiro comercial do Brasil na Ásia, atrás apenas da China, especialmente nos setores eletrônico, automobilístico, petrolífero e siderúrgico. O montante de investimentos sul-coreanos no Brasil é de cerca de US$6 bilhões.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O Brasil abriga expressiva comunidade de origem sul-coreana, com cerca de 50 mil pessoas, estabelecidas principalmente na cidade de São Paulo. Trata-se da maior comunidade de coreanos na América Latina, a terceira maior população coreana fora da Ásia e a décima primeira no mundo. O primeiro grupo de 109 pioneiros partiu da cidade de Busan, em dezembro de 1962, aportando em Santos (SP) em fevereiro de 1963.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quem são os escritores coreanos

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Kang Byoung Yoong nasceu em 1975 em Seul, Coreia do Sul. Em 2000, graduou-se em Literatura Inglesa e Criação Literária pela Universidade Myeong-ji. Fez mestrado (2002) e doutorado (2005) em Criação Literária pela mesma universidade coreana, e em 2010, se tornou doutor em Literatura Russa pela Universidade Nacional de Moscou. Desde 2013 é professor de literatura coreana na Faculdade de Estudos Asiáticos da Universidade de Liubliana, Eslovênia.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Publicou, entre outros, os romances NovitaHistória de um homem imaginário, Documentário vulgar sobre a castração do Sr. Y, Beijo e banana, Dedos que coçam e Pepino de alumínio, este último lançado no Brasil pela Topbooks. Também tem editados os ensaios Liubliana: a cidade parecida com minha esposa, Te amo demasiadamente e As frases que andam pela cidade, além de um estudo sobre o uso do pronome ‘Nós’ em Evgeny Jamatyn. Em 2014, foi escolhido pela Comissão de Cultura e Arte da Coreia do Sul para participar de um programa de residência no exterior, o que lhe deu a oportunidade de morar e trabalhar sua escrita na Inglaterra e na Rússia.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Kim Ki-taek nasceu em 1957, na cidade de Anyang, e se formou em Literatura Inglesa na Universidade Jung-Ang, com pós-graduação em Literatura Coreana(Letras) pela Universidade Kyung-Hee. Estreou como poeta em 1989 no Concurso Literário Sinchun, do Diário Hankuk. Publicou vários livros de poesia, entre eles O sono do feto, A tempestade no olho da agulha, O secretário, A vaca (Cow), Chiclete, Vai rachar, vai rachar, Para onde foi o cão, deixando só o latido?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Tem obras traduzidas em espanhol (El chicle), em japonês (A tempestade no olho da agulha), e em português (Chiclete, Editora 7Letras). Ganhou o Prêmio Literário Kim Suyeong, o Prêmio de Literatura Moderna, o Prêmio Literário Yisu, o Prêmio Literário Midang, o Prêmio Literário Jihun, o Prêmio Poético Sang-hwa e o Prêmio Literário Pyeon-wun, entre outros. Atualmente é professor da Cyber Universidade  Kyung-Hee.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Park Min-gyu nasceu em Ulsan, pequena cidade na região sudeste da Coreia do Sul, em 1968. É bacharel pela Universidade Jung-Ang. Seu primeiro romance, A lenda dos super-heróis do mundo, lhe rendeu em 2003 o Prêmio Munhak Dongne de autor estreante; no mesmo ano, ganhou o Prêmio Literário Hankyoreh pelo livro O último fã-clube da Sammi Superstars. Recebeu, ainda, os importantes Prêmios Literários Yi Hyoseok (2007), Hwang Sunwon (2009) e Yi Sang (2010).

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Seus contos são frequentemente caracterizados por um senso de humor penetrante mas não transbordante, e têm por cenário o mundo capitalizado, num contexto global, em que os seres humanos são menos importantes que as mercadorias postas à venda. Os personagens são descritos como aqueles que lutam contra as dificuldades financeiras, sem um futuro promissor. Um deles, O mundo do Guaxinim, foi incluído na coletânea de obras do Prêmio Literário Yi Sang de 2005, e outro, intitulado Um cochilo, foi adaptado para o teatro em 2010. É autor também dos romances Ping-Pong (2006), Pavana para a princesa morta (2009) e A porta da manhã (2010).

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Valéria Martins

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.