Festa literária da Oasys Cultural – 13 a 24 de julho

É tradição as festas literárias homenagearem escritores. A Festa Literária da Oasys Cultural, a se realizar no canal da Oasys no YouTube, de 13 a 24 de julho de 2020, vai homenagear o Leitor, figura fundamental. Quem lê literatura no mundo de hoje? Onde estão os leitores? Onde compram seus livros? Como, o que e por que lêem? Essas e outras questões serão colocadas ao longo de mesas que também abordarão temas como quarentena, mundo pós-pandemia, divulgação de livros, eventos literários, LGBT, clubes de leitura, audiolivros, literatura preta, psicoterapia, utopia e distopia. Evento livre e gratuito.

 

 

 

Segunda a quinta – 19h

Sexta-feiras (uma hora mais cedo): 18h

Duração das mesas: 50 minutos

Local: Canal da Oasys Cultural no YouTube: https://bit.ly/38tQFby 

Eixo central: LEITURA.

Homenageado: O LEITOR

 

 

13 de julho, segunda feira

19h – Geny Vilas-Novas e Ivan Cavalcanti Proença – “Oficinas literárias: a formação do leitor e escritor”

 

 

Geny Vilas-Novas é escritora mineira, autora do romance “Fazendas ásperas” (Ed. 7Letras) e do livro de contos infantil juvenil “Uma história dentro da outra e lendas do rio Doce” (Ed. Zit), ambos merecedores de menção honrosa no Concurso Internacional de Literatura UBE RJ 2018, da União Brasileira dos Escritores.

Ivan Cavalcanti Proença é Professor, Mestre e Doutor em Literatura Brasileira. Mantém sua oficina literária – a OLIP – há quase 50 anos.

 

 

14 de junho, terça feira

19h – Marina Colasanti – “Ler e escrever poesia” – Lançamento do livro de poesias “Mais longa vida” (Ed. Record)

 

 

Marina Colasanti é autora de mais de 60 livros publicados no Brasil e exterior nos gêneros poesia, contos, crônicas, infantil, juvenil e ensaio. É uma das mais premiadas escritoras brasileiras, detentora de vários prêmios Jabuti e Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Vencedora também dos prêmios da Câmara Brasileira do Livro, Biblioteca Nacional e Portugal Telecom 2011.

 

 

15 de julho, quarta feira

19h – Decio Zylbersztajn e Marcelino Freire – “Festas literárias e clubes de leitura para criar leitores”

 

 

Decio Zylbersztajn é escritor e professor da USP, autor do livro de contos “Acerba Dor” e do romance “O filho de Osum” (Ed. Reformatório). É co-curador do Festival Literário Além da Letra, na cidade de Gonçalves (MG).

Marcelino Freire é escritor e produtor cultural. Premiado com o Jabuti por “Contos Negreiros” (Ed. Record) e o prêmio Machado de Assis de Melhor Romance da Biblioteca Nacional, com “Nossos ossos” (Ed. Record). Idealizador e realizador da Balada Literária, evento anual que reúne escritores e artistas em São Paulo.

 

 

16 de julho, quinta feira

19h – Adriana Lomar e Claudia Leonardi, do blog MãeLiteratura – “Leitura e divulgação de livros na internet”

 

 

Adriana Vieira Lomar é autora do romance “Aldeia dos mortos” (Ed. Patuá) e do livro de poesias  “Carpintaria de sonhos” (Edição da autora).

Cláudia Leonardi é a “MãeLiteratura”, autora do blog com 25 mil seguidores no Instagram. Psicóloga apaixonada por livros e mediadora de clubes de leitura.

 

 

17 de julho, sexta-feira

18h – Jorge Sá Earp e Alexandre Vidal Porto – “Leitura de novos mundos: LGBT”

 

 

Jorge Sá Earp é escritor e diplomata, autor dos romances “Ponto de fuga”, vencedor do Prêmio Nestlé de Literatura e “As amarras” (Ed. 7Letras, 2020).

Alexandre Vidal Porto é escritor e diplomata, autor dos romances “Matias na cidade” (Ed. Record), Sergio Y. vai à América” (Ed. Companhia das Letras), vencedor do Prêmio Paraná de Literatura e “Cloro” (Ed. Companhia das Letras), finalista do prêmio  Jabuti 2019. Vive em Frankfurt, Alemanha.

 

 

20 de julho, segunda feira

19h – Leonardo Afonso e Pedro Cavalcanti, do Podcast Planeta Palavra – “Ler, ouvir, assistir e traduzir Shakespeare”.

 

 

Leonardo Afonso é escritor e tradutor, mestre e doutorando em Linguística Aplicada éla UFRJ. Traduziu “Hamlet” (Ed. Chiado), de William Shakespeare.

Pedro Cavalcanti é professor, doutorando em Geografia pela UFPE e um dos apresentadores do Podcast Planeta Palavra, disponível nas plataformas Spotify, Deezer entre outras.

 

 

21 de julho, terça feira

19h – Marcílio Moraes e o ator Marcos Breda – “Ler X escutar: a experiência dos audiolivros”

 

 

Marcílio Moraes é escritor, autor de novelas e minisséries como “Roque Santeiro”, “Mandala”, Noivas de Copacabana”, “Vidas opostas”. Autor dos romances “O crime da Gávea” e “Entre as estrelas: Aquiles” (Ed. 7Letras).

Marcos Breda é ator e interpretou Marcelo Rubens Paiva no filme “Feliz Ano Velho”. Leitor e intérprete dos livros de Marcílio Moraes na versão em audiobook para a plataforma Ubook.

 

 

22 de julho, quarta feira

19h – Irene de Alleluia Meyer e Eliana Alves da Cruz – “Leituras pretas: histórias não contadas”

 

 

Irene de Alleluia Meyer é pesquisadora brasileira “Alleluia – Passos e percalços de uma baiana lutadora”. Vive em Colônia, Alemanha.

Eliana Alves da Cruz é jornalista e escritora, autora dos romance “O crime do Cais do Valongo” (Ed. Malê), semifinalista do Prêmio Oceanos, e “Nada digo de ti, que em ti não veja” (Ed. Pallas).

 

 

23 de julho, quinta feira

19h – Nilo Barroso e Silvio Gomes – “Utopia, distopia e mundo pós-pandemia”

 

 

Nilo Barrroso é escritor e diplomata, fã de psicanálise e ficção científica. Autor do romance “Três faltas e você será foracluído” (Ed. 7Letras) e do livro de contos “O punho do destino & Badulaques” (Ed. Chiado). Vive na Ilha de Chipre, Mar Mediterrâneo.

Silvio Gomes é escritor, teólogo é escritor, especialista em Ciência Política e arquitetura de software. Autor da distopia “O Lugar” (Ed. Jaguatirica).

 

 

24 de julho, sexta feira

18h – Celso Traub e Rosane Queiroz – “Leituras do sofrimento humano” – Lançamento do livro “O mestre dos abraços” (Ed. Batel), que reúne memórias de seu pai e histórias dos bastidores de um consultório de psicoterapia.

 

 

Celso Traub é médico psicoterapeuta e homeopata, autor de “O mestre dos abraços” (Ed. Batel).

Rosane Queiroz é jornalista e escritora, autora dos livros de não-ficção “No peito e na raça” (Ed. Batel) e “Musas e músicas – A mulher por trás da canção” (Ed. Tinta Negra).

 

 

Idealização, curadoria e produção: Valéria Martins

Assistência de produção: Victoria Veloso

Design: Silvio Gomes

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.