Oasys Cultural
Pesquisa sem resultado

BLOG

1 2 3 4 5
Neagle arrasando na pré-venda

10 de junho de 2015

Era uma vez… uma cidade em quadrinhos

RioRio – a história da cidade do Rio de Janeiro em quadrinhos 1500-2000 é um livro desenhado à mão pela arquiteta e professora carioca Renata de Faria Pereira, para ser doado às bibliotecas e salas de leitura de todas as escolas públicas do município, a fim de servir como um instrumento para os professores despertarem nas crianças e jovens – principalmente os estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental – o amor e o respeito pela nossa cidade.

 

O livro será lançado no dia 13 de junho, sábado, a partir das 11h, na Rua do Ouvidor, 35, Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, em um evento aberto a todos os professores das redes pública e particular do Rio de Janeiro. Aqueles que trouxerem uma carta de apresentação da escola onde trabalham receberão gratuitamente um exemplar. A intenção é divulgar a existência do livro, cuja nova edição foi totalmente revista, ampliada e redesenhada. Ainda em junho, 2.000 livros serão enviados gratuitamente por correspondência para as cerca de 20 bibliotecas municipais e mais de 900 salas de leitura em escolas públicas municipais, estaduais e federais existentes no município.

 

A primeira edição do RioRio foi lançada em 1992 e adotada até 2006 por diversos colégios particulares da cidade. Foi também premiada pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e pela Câmara Municipal da Cidade, sendo indicada como leitura recomendada no Concurso Público para Professores da Cidade do Rio de Janeiro em 2002.

 

A nova e atual edição integra o Projeto RioRio nas Bibliotecas, realizado pela Restauro – Editora, Pesquisas e Projetos graças aos incentivos fiscais das leis municipal e federal de apoio à cultura, e ao patrocínio das empresas Klabin SA e Araújo Abreu Engenharia.

 

A Restauro reservou uma parte da tiragem para a comercialização através do site riorio.com.br. Cada exemplar estará à venda a partir do final de junho de 2015 através de encomenda, com entrega pré-agendada, mediante pagamento à vista. O valor do livro poderá ser reduzido dependendo do número de exemplares adquiridos.

 

Renata de Faria Pereira é fundadora da Restauro, que se dedica à elaboração de pesquisas e projetos culturais e educativos para o enriquecimento das práticas pedagógicas do Ensino Fundamental. São de sua autoria os livros A história através dos documentos – Revista do Estudante do Arquivo Nacional e Cristo Redentor do Corcovado – Uma lição de Amor e o projeto Caminhos do Rio, uma metodologia de ensino que engloba passeios culturais pelo Centro do Rio de Janeiro. Renata é neta do escritor Malba Tahan, pseudônimo de Julio Cesar de Mello e Souza (1895-1974), autor do clássico O homem que calculava.