Oasys Cultural
Pesquisa sem resultado

BLOG

1 2 3 4 5
Neagle arrasando na pré-venda

11 de setembro de 2014

“O barbeiro de Vila Rica”, indicado por Laurentino Gomes

“É uma obra que vale a pena ser lida porque, apesar do seu caráter ficcional, ajuda a jogar luz em um dos episódios mais importantes da História do Brasil, a Inconfidência Mineira, que serve como pano de fundo para a obra do meu saudoso amigo Yazbeck”. A frase é do escritor Laurentino Gomes – conhecido pela famosa trilogia 1808, 1822 e 1889 – sobre o romance histórico de Fuad Yazbeck, O barbeiro de Vila Rica, lançado pela editora Record em agosto.

 

Leurentino Gomes escreveu em seu blog:

 

“O livro começa nas ruínas do grande terremoto de Lisboa, em 1755, e vai até o pé da forca de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, no Rio de Janeiro, quatro década mais tarde. O fio condutor da narrativa são as aventuras e desventuras de Alexandre, personagem inventado por Yazbeck, português de nascimento, barbeiro em Vila Rica (atual Ouro Preto) e cúmplice de Tiradentes nas conspirações que o transformaram em mártir da Inconfidência.

 

Ao longo do caminho, conduzido pelo texto hábil de Yazbeck, o leitor fica sabendo que Tiradentes nem de longe foi o principal personagem da Conjura Mineira. Era um ator secundário, às voltas com dificuldades para manter um padrão de vida razoável na próspera Vila Rica, a cidade em que o ouro brotava da terra como por milagre até meados do século dezoito. Sua condição de simples alferes no grupo dos inconfidentes dominado por coronéis, advogados, padres, fazendeiros e intelectuais não permitia, naquela época, prever o papel de protagonista dos acontecimentos que a História lhe daria nos séculos seguintes. Tratado com reserva e certo desprezo pelos companheiros de conspiração, Tiradentes, a certa altura, deixou até mesmo de ser avisado de uma das reuniões em que se discutiriam detalhes importantes do movimento, mas compareceu ao encontro mesmo assim, sem aviso prévio. (…)”

 

Para ler na íntegra o texto de Laurentino, acesse:

laurentinogomes.com.br/blog/2014/08/tiradentes-o-apostolo-da-inconfidencia-mineira