Oasys Cultural
Pesquisa sem resultado

BLOG

1 2 3 4 5
Oasys Cultural sobe a serra pela Literatura

28 de abril de 2017

“Fantasmas não dizem adeus” na Travessa Leblon

Oasys cultural convida para o lançamento de “Fantasmas não dizem adeus” (Editora Jaguatirica), do escritor Alexandre Kahtalian, no dia 4 de maio, quinta-feira, 19h, na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon. A história tocante de um avô às voltas com o neto adolescente – que brinca com a ideia de tirar a própria vida –, e um passado familiar trágico – que inclui o suicídio da primeira mulher e várias tentativas de um dos filhos – é o tema do romance. Um livro fascinante que nos faz refletir sobre a família, o destino e as escolhas de cada um– assim é Fantasmas não dizem adeus, cujo final, generosamente, remete à esperança.

 

Trata-se de uma auto-ficção, ou seja, o autor vivenciou alguma das situações descritas no livro e as narra à luz da Literatura, envolvendo o leitor de modo irremediável na intrincada teia de relacionamentos que compõem a história.

 

Zuca conversa com seu neto, o problemático Ico, que usa drogas, foge de casa e ameaça se matar. O jovem sente-se ainda mais atraído para esse fim após descobrir que seu tio, Thor, atentou contra a vida várias vezes, acabando por morrer de complicações decorrentes da diabetes. Antes dele, Alma, esposa de Zuca e mãe de Thor, não apenas tentou, como conseguiu dar cabo da própria vida surpreendendo a família – e marcando-a para sempre.

 

Alexandre Kahtalian formou-se em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro e atuou como endocrinologista, acumulando láureas e clientes famosos. A partir dos acontecimentos em sua vida retratados de forma ficcional em Fantasmas não dizem adeus, foi em busca de se autoanalisar através da psicanálise. A experiência marcante e transformadora culminou com a decisão de abraçar a formação psicanalítica. Foi assim que se tornou psicanalista e iniciou uma nova etapa em sua vida. Atualmente é membro de uma série de associações de classe, nacionais e internacionais, como Associação Psicanalítica Internacional (IPA) e International Association Psychoanalytical Self Psycology (IAPSP), entre outras. É casado com Maria Lúcia há 17 anos e tem 2 filhos.