Claufe Rodrigues

Escritor, jornalista, produtor cultural e compositor, com atuação no cenário cultural carioca desde 1977.

Autor de 10 livros de poesia, entre eles Avdavida (Ed. Coralina, 2019), O pó das palavras (Ed. Ponteio, 2010), Escreva sua história (Ed. Five Star, 2004) e Amor e seus múltiplos (Ed. Record, 1997).

Publicou o romance Cachorras (Ed. Ponteio, 2014), e Roman-se (Ed. Record, 2001). Seu novo romance, No bico do corvo, sai em 2021 pela Ed. Patuá.

Fez parte de grupos de poesia como Bandidos do Céu, Bazar dos Baratos, Ver o verso e Os Camaleões – este, ao lado de Pedro Bial e Luiz Petry.

Criou e coordenou diversos projetos de literatura, como Sarauê da Biblioteca Nacional, Poesia no SESI-RJ, Expoética e Ponte Poética Rio-São Paulo.

Dirigiu e apresentou o Palavrão (Canal Brasil, 2005 e 2006), primeiro programa de TV dedicado exclusivamente à poesia.

Foi repórter, apresentador e editor do Globonews Literatura ao longo de 10 anos, até a extinção do programa.

Realizou diversos documentários, como O Poeta Fingidor, sobre Fernando Pessoa; O Bruxo das Palavras, por ocasião do centenário de Machado de Assis; e Euclides, uma vida em linha reta, sobre Euclides da Cunha. Lançou no final de 2020 o filme documentário Faz Sol Lá Sim.

Apresenta espetáculos de música e poesia em festas literárias e bienais de livro.

https://www.instagram.com/clauferodrigues/

https://www.facebook.com/claufe.rodrigues.3

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.